CONTATO
|
INFORMATIVO

Programa Manejo Florestal (PMF)

cabecalho-pmf

O PMF foi criado a partir de uma especialização na estrutura de atuação do Programa Manejo de Recursos Naturais (PMN) . O objetivo é promover o manejo florestal como ferramenta de conservação e desenvolvimento local. O IDESAM acredita que a atividade é um caminho fundamental para a conservação da floresta e a promoção do desenvolvimento socioeconômico das populações tradicionais da Amazônia.

O programa atua por meio de capacitações e extensão rural para difundir e aperfeiçoar as práticas do manejo florestal. Os pesquisadores do PMF também estão envolvidos em pesquisas e fomento a políticas públicas para avaliar e propor melhorias técnicas, políticas e de gestão para o manejo florestal.

Na área de políticas públicas, atuamos na construção e avaliação de leis, decretos, regulamentos e programas governamentais, para garantir a transparência, eficiência e busca de resultados concretos nas políticas voltadas ao setor florestal. O Idesam é membro do Grupo de Trabalho de Florestas do Conselho Estadual do Meio Ambiente e membro da Câmara Setorial dos Produtos da Sociobiodiversidade do Amazonas.

Nossas atividades:

- Extensão rural voltada para atividades florestais;

- Pesquisas científicas e levantamentos na área florestal;

- Treinamento e capacitação em manejo florestal de uso múltiplo;

- Avaliação e sugestões de melhorias em políticas públicas florestais;

- Elaboração de Planos de Manejo Florestal e licenciamento ambiental;

- Estruturação de cadeias produtivas sustentáveis;

- Projetos silviculturais e restauração florestal;

- Organização de eventos e debates voltados ao setor florestal.