CONTATO
|
INFORMATIVO

Programa Produção Rural Sustentável

cabecalho-pprs

O Programa de Produção Rural Sustentável (PPRS) tem o objetivo de desenvolver o manejo de sistemas de produção sustentável na Amazônia. Desenvolve estudos em temas que conectam e transitam pelas diferentes disciplinas e corpos do conhecimento de sistemas de produção baseados em princípios da sustentabilidade.  Atua também extensão rural com Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) para produtores rurais familiares e no apoio a governos para o planejamento integrado para o desenvolvimento rural sustentável.

Através de capacitação e apoio à organização social, fortalecem o capital humano da região, gerando benefícios socioeconômicos diretos para as comunidades onde as ações são desenvolvidas e também gera benefícios ambientais. O PPRS busca conhecer as cadeias de valor atuais, seus gargalos e suas barreiras para aumentar a escala de implantação e a persistência da produção rural sustentável na paisagem.

NOSSAS AÇÕES:

-  Diagnósticos socioambientais, econômicos e fundiários e elaboração de projetos relacionados ao Cadastro Ambiental Rural (CAR);  Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) e os Planos de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia (PPCD)

- Estudos de viabilidade técnica e econômica  de produtos agropecuários sustentáveis.

- Assessoria técnica para implantação e monitoramento de cadeias de valor e sistemas de produção rural sustentável.

- Apoio à organização de grupos produtivos e desenvolvimento de cadeias de valor

- Desenvolvimento de metodologias e projetos de implementação de atividades produtivas sustentáveis

- Reconversão produtiva e recuperação de áreas degradadas;

ALGUMAS DE NOSSAS ATIVIDADES:

Aumentado escala na produção pecuária de menor impacto: Com técnicas de pastoreio rotacional semi-intensivo e silvipastoril intensivo,  pilotos demonstraram que estes sistemas comportam entre 3 a 5 vezes mais animais por hectare que o sistema extensivo. O desafio é difundir e tornar estas tecnologias acessíveis à maioria dos produtores do sul do Amazonas, e assim contribuir com a redução do desmatamento.

Projeto Café em Agrofloresta: fortalecer a cadeia produtiva do café em Apuí visando a melhoria da qualidade de vida dos produtores locais e a conservação ambiental. Envolve manejo dos cafezais em agrofloresta com práticas agroecológicas de produção até cuidados em processos de pós-colheita e beneficiamento dos grãos e apoio à comercialização. Já dobrou a produção dos envolvidos no projeto e a qualidade aumentou suficiente para ter um produto diferenciado de maior valor no mercado. (Saiba mais)

Rede de sementes de Apuí: Rede construída para atender à demanda por sementes nativas para o reflorestamento, silvicultura, adubação verde, artesanato e produção de mudas, conta com mais de 20 coletores e possui mais de 200 matrizes cadastradas junto ao MAPA. Em dois anos já coletou mais de 4 toneladas de sementes nativas.

Assessoria técnica, social e ambiental para produtores familiares em projetos de assentamento: Nossos técnicos apoiam o desenvolvimento em projetos de assentamento da reforma agrária, através da capacitação, orientação técnica e articulação para organização social e produtiva, adoção de tecnologias sustentáveis e acesso ao crédito para quase 2.000 famílias na região sudeste do Amazonas e na região que circunda a capital Manaus.

Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Produção Rural Sustentável: O objetivo do programa é reunir acadêmicos interessados em contribuir com estudos e pesquisas que atendam às demandas do município de Apuí, localizado no Sul do estado do Amazonas, por inovação científica e tecnológica visando o desenvolvimento sustentável. (Saiba mais)