CONTATO
|
INFORMATIVO

Incubadora de Negócios Florestais

cabecalho-incuibadora-inf

Incubadora de Negócios Florestais é uma iniciativa que atua de forma transversal às atividades dos programas do Idesam. Lançada em setembro de 2012 com apoio de Avina e Halloran Philantropies, tem o escopo de provar o valor econômico da floresta e promover o estabelecimento de cadeias produtivas compatíveis com o bioma amazônico como: manejo florestal madeireiro e não-madeireiro; sistemas agroflorestais e sistemas tecnológicos de baixo impacto ambiental para o beneficiamento de produtos da sociobiodiversidade.

Com esse intuito, a iniciativa trabalha para o estabelecimento de uma plataforma de apoio técnico, administrativo, comercial e contábil a empreendimentos fundamentados pelo conhecimento tradicional das comunidades do interior do Amazonas. É preciso potencializar essas experiências, que naturalmente encontram desafios devido às características de isolamento da Amazônia somados à ausência de assistência técnica continuada, principalmente sobre temas de gestão, acesso a crédito, cadeias produtivas e mercado.

_DSC0622 _DSC0649

A incubadora iniciou sua ação prática com a Associação Agroextrativista das Comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã (AACRDSU), abordando duas cadeias produtivas: a Castanha-da-Amazônia e a produção de frutas, oriundas dos plantios realizados por 370 famílias distribuídas nas 20 comunidades da Reserva. Essas cadeias foram selecionadas a partir de oficinas com os moradores e diagnósticos produtivos que demonstraram o potencial para a comercialização destes produtos.

Entre os serviços que a incubadora proporcionará às comunidades estão:

a. Elaboração de Plano de Negócio de iniciativas agroflorestais;

b. Formações técnicas e produtivas e Assistência especializada;

c. Estudo para o desenvolvimento, divulgação e comercialização de produtos e serviços

d. Intercâmbios e troca de Experiências com iniciativas de sucesso;

e. Integração com atores da cadeia de valor dos produtos da sociobiodiversidade;

f. Rede de interação com instituições de Ciência, Tecnologia & Inovação.